Flower

Compensado de Pupunha

Mesa de pupunha

Encaixe da mesa de pupunha

Fala! Só falei o que era a pupunha e não falei o que era o compensado… Bem, Compensado de Pupunha é um material desenvolvido pela Fibra. Trata-se de um compensado obtido a partir de ripas do estipe da pupunha, prensadas com adesivo de base vegetal. A parte aproveitável do estipe para a confecção do compensado é a região periférica, considerada um material lenhoso de alta densidade e rigidez. O material alcança um acabamento final de altíssima qualidade, devido à sua superfície lisa, proporcionada pela sua textura fina. Este material foi premiado em 2005, em Hannover-Alemanha, com um dos principais prêmios do design mundial - o iF Awards. Era a primeira vez que o prêmio abria a categoria de Novos Materiais, e o Compensado de Pupunha abocanhou o prêmio máximo - o troféu Gold.

Acreditamos que o material foi consagrado com este prêmio por, primeiro, representar uma alternativa não-madeireira ao desmatamento das florestas nativas para obtenção de madeira para diversos fins. Além disso, ao agregar valor a um refugo da indústria alimentícia (estipes derubados no manejo seletivo), ele gera a possibilidade de se ampliar o ciclo de vida da Pupunha, ao criar um novo processo produtivo em torno da espécie, estimulando sua produção e seu crescimento no mercado de palmito nacional, ajudando a preservar as outras espécies nativas de palmeiras, que vêm sofrendo com anos consecutivos de exploração predatória.

Coloquei uma foto acima de uma mesa que desenvolvemos recentemente. Ela é confeccionada com Compensado de Pupunha estrutural e os encaixes são feitos com compensado de bambu… Estamos chegando agora no veneer de Pupunha, para os testes com o Skate… Mas isso é outra história!!

10 Responses to “Compensado de Pupunha”

  1. January 27th, 2007 at 8:06 pm

    Henrique Monnerat says:

    Salve Thiago!
    Bonita a Mesa hein, o material tem uma aparencia irada. Será que é possível produzir laminas finas para podermos utiliza-las na fabicacäo de skates? Como andam os testes quanto a producäo de läminas? vcs já fizeram alguma?

    abrs!

  2. January 27th, 2007 at 8:11 pm

    thiagomaia says:

    Fala Henrique!

    Então… Sexta-feira agora ficou pronta a primeira prensagem em curva do Compensado de Pupunha… Alucinante… Fizemos tambem as prensagens com curauá e bambu..

    O Drop preparou um post irado, com fotos… Só que deu pau na internet na hora que ia colocar… Ta la num computador da ESDI… Segunda-feira já vamos colocar pra jogo…

    Abs!

  3. January 31st, 2007 at 9:32 pm

    Henrique Monnerat says:

    Que maneiro, estou curioso pra ver.
    abrs

  4. February 21st, 2007 at 11:02 pm

    Fatima says:

    Oi Thiago,

    Estou pesquisando o que já na área de aproveitamento da casca da pupunha para uso artesanal.Estamos montando um Programa para uma cidade da área rural do Rio de Janeiro e na parte de Agroindústria estamos querendo restaurar o plantio da pupunha, e eu fiquei encarregada da parte que se refere ao artesanato.
    Estou encantada com o produdo de vocês, parabéns!
    Se puder me enviar mais dados sobre esse aproveitamento ficarei muito feliz e agradecida.

    Atenciosamente,
    Fatima.

  5. July 14th, 2009 at 9:16 pm

    Edson Carli says:

    Estou procurando um material alternativo ao compensado para construção de barcos pelo processo stitch and glue. Pro favor me mande mais informações sobre este material.

    edson

  6. July 21st, 2009 at 7:05 am

    Henrique Monnerat says:

    Oi Edson, mande por favor por email as especificacöes técnicas que voce deseja saber ao pessoal da Fibra por favor, eles poderäo te ajudar. Att, Henrique

  7. January 13th, 2010 at 1:42 am

    Ian Vinhas says:

    Adorei o acabamento e as características estéticas da madeira de pupunha, aqui na região nordeste tem uma madeira que também é muito interessante que é a palmeira de Licuri ou nicuri.

    Gostaria de mais dados sobre o projeto.

    Abraços
    Ian Vinhas

  8. January 13th, 2010 at 1:52 am

    Henrique Monnerat says:

    Oi Ian, obrigado pela dica da palmeira do Licuri, achei dados bem interessantes sobres suas propriedades nutricionais e tamb’em o seu extenso uso na produção de sabão.
    http://www.cca.ufpb.br/lavouraxerofila/pdf/licuri.pdf

    Seria interessante ver se do caule dela, poderíamos aproveitar de forma estrutural para o design de produtos sustentáveis.

    Mande-nos um email por favor, mencionando que tipo de informações adicionais você tem interesse de obter.

    Att,
    Henrique

  9. May 19th, 2010 at 6:08 pm

    Ricardo Carvalho says:

    Boa Tarde !

    A quem possa interessar .

    Eu tenho uma fabrica de conservas no interior de SP , e hj estou produzindo 4000 hastes de pupunha por semana gostaria de saber se há interessados pela casca dos palmitos , pois hj eu jogo td no lixo(aterro sanitario) , se houver alguym interresse favor entrar em contato pelo mail sabor_serra@hotmail.com .

    Att

    Ricardo Carvalho

  10. July 27th, 2011 at 10:19 pm

    cleuse sakashita says:

    Sou da assessoria da assoc dos prod de pupunha de mariluz_ PRODUZ- e fiquei encantada com o material, que temos descartado em nossa cidade….
    há algum projeto, protocolo, trabalho,… a que podemos ter acesso para tentar alternativas, estimulando os produtores rurais?
    muito grata, e parabéns

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree